top of page

Não desista!

  • Foto do escritor: Cristã no século 21
    Cristã no século 21
  • 23 de set. de 2020
  • 3 min de leitura

Muitos já conhecem a história de José e com certeza se lembram de tudo o que seus irmãos foram capazes de fazer com ele. O humilharam, o desprezaram, o jogaram num poço e até o venderam como escravo. Mas no final essas atitudes que tomaram contra ele, só fizeram com que José começasse um processo que o levou a governador do Egito.


 Até José chegar a governador, ele passou por muitas situações difíceis. Foi colocado como administrador da casa de Potifar, um homem muito rico e importante, porém ao ser assediado pela mulher do seu patrão, fugiu e ainda levou a culpa. Foi então preso e ficou lá por anos. Porém começou até mesmo ajudar o carcereiro a administrar a prisão. Só então depois de tantos altos e baixos ele chega a posição de governador. E o que ele já começou fazendo em seus primeiros atos? Administrar uma grande nação, o Egito. 



E o que falei mais acima aqui nesse post? Que ele administrou a casa de Potifar e até mesmo uma prisão! Ou seja, ele aprendeu a administrar na bonança e também na escassez. 

O que acabou sendo exatamente o que precisaria saber para ser governador, já que assim que ele tomou essa posição, houveram 7 anos de fartura e 7 anos de seca.



Então, moral da história: Tudo o que José passou foi uma escola para que quando ele chegasse a governador soubesse guardar alimentos nos anos de fartura (7 anos das “vacas gordas”) para que houvesse mantimento nos próximos anos ( os 7 anos das “vacas magras”) e o povo não morresse de fome . Pois ele aprendeu a administrar exatamente nesse tipo de cenário, ao cuidar da casa de um homem rico e em seguida um cárcere.


Assim que Jacó, pai de José morreu, seus irmãos temeram o que seria feito a eles. Ficaram receosos do que José poderiam fazer por vingança! Eles foram então até seu irmão e pediram misericórdia. 

E olha o que José respondeu: 

“É verdade que vocês planejaram aquela maldade contra mim, mas Deus mudou o mal em bem para fazer o que hoje estamos vendo, isto é, salvar a vida de muita gente.”  Êxodo 50. 20


José entendeu seu propósito! Pegou as lições que aprendeu e colocou em prática no momento certo! 

Todos os momentos complicados que passamos, podem nos ensinar algo se estivermos dispostos a aprender! 

Você acha que se José tivesse se rendido ao sofrimento e não aceitasse aprender com aquele momento na prisão ele saberia administrar o Egito na época de fome? Claro que não! Se ele desistisse tudo seria sido apenas uma perda de tempo! Mas não, ele se levantou, se fortaleceu e seguiu em frente!! E na época de vitória soube colocar em prática tudo o que aprendeu nos anos em que padeceu.


Como cristã no século XXI, posso dizer que é sim difícil enfrentar certas coisas. Mas é muito melhor seguir em frente e guerrear! Se você desistir no meio do caminho como vai saber a que grande momento você pode chegar? José passou por muitos momentos ruins? Passou! Mas isso o deu experiências para ser um ótimo administrador e governador de uma enorme nação! Ele aprendeu e foi aprovado! Ele plantou e colheu seus frutos!! 


Nos momentos de guerra que se vê quão forte e destemido é um guerreiro! 

Estão passando por lutas? Guerreiem! Estão passando por provas? Aprendam com elas e tirem nota 10 (rsrs)


Lembre-se: a vida é feita de escolhas, inclusive em decidir o que fazer com as lutas que vivemos. Não desista!!

Comentarios


© 2020  por Cristã no século XXI. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page